Razões para amar: Bruno Oliveira

A poesia que existe em nós

Estrelas e Pensamentos
3 min readFeb 28, 2024

A arte tem o poder de ser o espelho da vida.

Com essa frase Bruno começa um de seus textos mais intimos, que recomendo como um grande momento de entrada para a sua obra. Entre a poesia e a razão pode haver um grande espaço, mas é uma falácia dizer que são opostos. E no que pode ser uma mistura inusitada, se encontra o sensível trabalho deste poeta.

Sua presença aqui no medium é constante e repleta de textos sinceros e reflexivos, que em sua inteligência parece ao mesmo tempo um conselho duro de nosso pai e um abraço caloroso de nosso melhor amigo.

A poesia aceita tudo, tal como a arte, e evoca sentimentos que as pessoas nem sabiam que existiam.

Em meio a tantos poemas e contos, suas palavras vão nos levando por um mar de auto reflexão e viagem no tempo. Se Clarice disse: “já que sou o jeito é ser”, Bruno vem nos ensinar que já que somos, devemos aprender. Sobre o mundo, sobre nós mesmos e sobre o tempo que nos atravessa sem pedir licença.

As paredes que me abraçavam não existem mais
as máscaras que me silenciavam não existem mais
os noticiários que me desanimavam não existem mais
o mundo não existe mais

Em seus textos transbordam uma urgência de ser, que nos leva aos mais interessantes pensamentos. Se somos finitos e únicos, Bruno nos convida a romantizar nossos dias. O romantismo em Bruno aparece no sentido de refletir sobre o individualismo, sendo progressista e universal.

Contudo, essa não é a característica mais forte do autor, que em um elegante movimento perpassa por diversos movimentos literários. O modernismo parece ser a casa onde Bruno consegue nos mostrar suas maiores vulnerabilidades. Ancorado em grandes poetas como Carlos Drummond de Andrade e Oswald de Andrade, podemos ver em suas escritas e releituras uma conversa íntima com uma poesia bem estabelecida em nossa literatura.

Durmo tranquilo por conta da fé
n’outro dia, acordo e passo o café
mesa completa, inté o fubá
com lambari e farofa de içá
pito e fumo na janela aberta
como não tenho recurso
nem curso completo
rezo pelo céu que há de sobrar
pelas serestas das corruíras
e as fanfarras nas guarabiras
esperando a flor da noite acurvar

Em nível pessoal, o poeta se esconde em seu eu lírico, mais reservado e reflexivo. Mas podemos ver Bruno em sua página aqui no medium, onde ele consegue um recorte especial entre poesias, contos e textos específicos de sua profissão. O que nos mostra este lado educador de Bruno, que demonstra sua constante preocupação com a ciência aberta e seu esforço de trazer em uma linguagem mais simples temas extremamente específicos e de pouco acesso.

Sua grande dança entre assuntos diferentes — sempre com o mesmo cuidado — permite que o Bruno seja uma grande presença dentro da atual literatura brasileira, que tanto necessita de uma ampla visão de como as diversas artes dialogam, criando uma criação interdisicplinar e encantadora.

Bruno é um exemplo da nova onda de autores brasileiros, que buscam trazer as características de suas raízes, fazendo um diálogo com questões contemporâneas importantes. Sua perspectiva única, sobre o ser e o estar, permite que a gente navegue por cenários desconhecidos e que tão logo, nos sentimos íntimos.

Às vezes me vejo em mistérios,
como um pôr-do-sol
posso pensar no mundo, nos mistérios do planeta
seria Apolo em viagem, ou Guaraci em vigília
é a ilusão de ir sabendo que vais voltar

O passado, o presente e o futuro se mostram como dimensões palpáveis de nossos sentimentos e pensamentos, fazendo com que o hoje se torne uma oportunidade inerente às diversas vidas que o amanhã permite

Eis a estória do bardo
que, por destino ou acaso
carrega o fardo
de contar o imaginário popular

O zeitgeist das ausências e da dor:
o doce sem açúcar, o café sem cafeína,
o vinho sem álcool, o amor sem amor,
morrer ainda cheio de saúde

Esta verdade sonâmbula
que invade meu corpo e o desmorona
esta ansiedade que perambula
no meu coração ainda cheio de amanhã

Bruno é, assim, um sopro de inteligência e sofisticação que sem dúvidas fará com que você se perca em suas palavras. As razões para amar são muitas e todas te levam à ele.

Toda a obra de Bruno Oliveira pode ser encontrada no link: https://medium.com/@bruno_live

--

--

Estrelas e Pensamentos

Uma mistura de poesia, ciência, política aplicada, conversas banais, uma letra do Caetano com flow do Racionais por Karine de Paula